GEOGRAFIA

                                       
                                              O Povo Brasileiro
                                                 (de Darcy Ribeiro)






  Este primeiro vídeo, começa descrevendo a Matriz Tupi, onde os índios eram uma humanidade diferente, eles eram muito independentes, faziam suas próprias armas, redes, casas, caçavam, sabiam diferenciar o que era alimento do que era remédio, acreditavam muito em espíritos, não sabiam diferenciar a realidade da vida com a do sonho, agradeciam a Deus todos os dias pelo o paraíso em que viviam.
  Este vídeo tem como foco a vida, a cultura e costumes dos nossos antepassados indígenas, os "Brais", mostrando em filmagens em preto e branco, fotos, como tudo era antes da invasão europeia, que acabou com a paz.
  Enriquecidos de conhecimento, conheciam cada pedacinho de terra da mata, o que faziam bem, do que deveriam manter distância, e todos esses conhecimentos eram adquiridos pelos índios mais velhos, que eram mais sábios.
  Ele fala também, que eles tinham total liberdade pra escolher sua sexualidade, sem preconceitos e sem esconder de ninguém. Os divórcios eram super amigáveis, porém se a mulher comete-se adultério poderia sofrer violência física, sem pestanejar.
  Desde pequenos os índios já eram destinados a aprender o que teria que praticar, como por exemplo, os meninos eram ensinados a caçar, guerrilhar, o que era um orgulho pro pai, ter um filho guerreiro, enquanto as meninas aprendiam artesanatos, a cozinhar, cuidar da família. 
  O vídeo descreve também as guerras entre tribos, e quando conseguiam capturar alguém da outra tribo, levavam-o para a aldeia, onde existia uma mulher pra satisfaze-lo de qualquer modo, até mesmo sexual, até o dia da execução, que é feito em ritmo de festa, eles amarravam e passavam carvão por todo corpo, e diziam que iria mata-lo por saber que a tribo alheia teria matado muitos amigos, e o acertavam na nuca, mas o índio que teria matado não poderia ingerir o alimento, ele voltava para sua rede onde digeria a morte, por dias.





                        Matriz Lusa - cap 2




 

  Já o segundo vídeo, relata a vida dos portugueses antes de invadirem o Brasil, tirando a ideia de que por mais avançado que Portugal fosse, com culturas moura, judaica e latina, apesar de ser ais judaica, não seria um bom colonizador para as terras brasileiras.

   O vídeo mostra também a primeira festa do Espírito Santo, onde os portugueses pegavam qualquer menino na rua que tivesse a idade do Espírito Santo e o levava para o trono, fazendo dele rei, fazendo um baquete enorme para todos presentes, qualquer pessoa que passasse perto poderia estar indo até a mesa e comer, levar o que quisesse, e também levavam o menino até a cadeia, onde libertava os presos, pois eles acreditavam que ninguém deveria ficar preso. Eles levariam esse culto para as terras na qual descobrissem, essa festa se repetiu nos Açores, vindo depois para o Brasil. 

  Em meados de 1288 o português se tornou a língua oficial do País, e também fundada a primeira faculdade de Lisboa, se convertendo em metrópole internacional.




        Matriz Africana - cap 3




   Neste vídeo, ele quer transmitir quais eram os papeis dos Índios, Negros e Portugueses, nos transmite também as características do nosso povo, o quanto a mestiçagem está presente em abundância em nosso sangue, assim ajudando a contribuir para uma nação totalmente igualitária e receptiva com as demais pessoas e culturas.




Encontros e Desencontros - cap 4

 

Já este vídeo, descreve "nós", o povo brasileiro, descreve o quão somos povo dos povos, que temos características de portugueses, negros e até mesmo índios, que somos mistura de todas as culturas, somos praticamente uma grande "mistureba" de coisas boas, é claro, adquirindo todas as características e culturas na qual nos transformaram no que somos hoje.




           O Brasil Crioulo - cap 5





Este fala sobre os 12 milhões de africanos que foram retirados das suas terras, e levados para uma viagem de meses na qual metade acaba falecendo, e os que conseguiam chegar, foram grandes responsáveis pela fortuna brasileira, principalmente em plantação de açúcar. Mas todo esse processo requeria de muita força, pra que finalmente pudessem impor seus reais valores a sociedade.




        O Brasil Sertanejo - cap 6 

          


Fala sobre a cultura e a rotina dos nordestinos, o quanto sofriam nas mãos dos próprios coronéis, donos de fazenda de cana, fala do gado, da riqueza das músicas, da cultura, da felicidade que o povo nordestino transmitiu, e transmite até hoje.


             O Brasil Caipira - cap 7




Já este, fala sobre como os bandeirantes abriram caminho para o interior do Brasil, a mistura dos índios com os portugueses, como foi o vício sobre o ouro, a mistura da cultura africana, acrescentando o Batuque, Moçambique e a Congada.

Brasil Sulino - cap 8





 Este vídeo começa fala sobre o encontro dos jesuítas junto com os povos indígenas, em busca da "terra sem males", que se transformaram em missões. EM sequencia ele diz que conforme eles desbravavam terras, os gaúchos foram substituídos por negros , em seguida os alemães, italianos e poloneses, arrediosá tradições de miscigenação que demarca a história do Brasil, até hoje


Brasil Cabloco - cap 9 




Já neste ele chamava a Amazônia de "Jardim da terra". As imagens são de  1995 estão sendo ragadas, destruídas pelo desenvolvimento, que se iniciou durante o período da Ditadura Militar, quando a Amazônia começou a ser cortada por estradas, e ser loteada entre os grupos internacionais, expulsando os indígenas de sua terra natal.



A Invenção do Brasil - cap 10




 

Já no último vídeo, Darcy comenta sobre um grande mosaico do preto e branco o colorido das imagens do grande Chico Buarque relembrando que a história do Brasil foi quebrada por impactos e conflitos das guerras, muitas quais continuam submetidas, e a reafirmação do Brasil prossegue - genética, técnica e simbólica.



2 comentários: